Como pintar um quarto: 8 passos!

 A pintura de uma divisão da sua casa é um processo relativamente simples e que pode ser executado com facilidade. Apenas é necessário cumprir algumas regras básicas e cuidados de forma a facilitar a limpeza final e o processo de pintura propriamente dito. Em seguida enumeram-se os passos a seguir na pintura:

  • Lista de material:
    •  Pincel ou trincha
    •  Rolinho macio
    •  Bandeja para  tinta
    •  Pedaço de plástico ou madeira para mexer a tinta
    •  Luvas para não se sujar
    •  Fita adesiva para proteger as quinas
    •  Massa corrida, espátula e lixa para deixar a parede lisinha
    • Tinta (ficar atento ao rendimento da tinta)
 

1 – Reúna o material:
Antes de abrir as latas de tinta, vale a pena garantir que você tenha todos os materiais e ferramentas que precisa. Isso irá poupar-lhe o tempo e o aborrecimento de viagens extras para a loja de tinta e ajudá-lo a fazer o trabalho mais rápido.

Resultado de imagem para materiais para pintura

 

2 – Preparação:

Retire todos os móveis e enfeites que possam ser removidos facilmente; móveis grandes como sofá, poltrona ou cama deverão ser cobertos com um lençol velho ou um plástico de grandes dimensões. Também, será necessário retirar os espelhos dos interruptores elétricos e os lustres de teto ou parede (para uma maior segurança, desligue a corrente elétrica). Certifique-se  de que o cômodo está bem ventilado, tanto para ajudar a tinta a secar mais rapidamente, e por motivos de saúde enquanto você está pintando. 

Resultado de imagem para piso coberto com lona para a pintura

 

3- Proteja sua paredes:

Cobrir: O seguinte passo consiste em delimitar os espaços que serão pintados com uma fita de pintor crepe. Você terá que tapar a junção entre os rodapés e a parede, ao redor dos interruptores de luz,  janelas, etc., e caso queira pintar as paredes de duas cores. É preciso retirar a fita antes que a tinta seque totalmente, pois desta forma sairá com facilidade e sem restos de tinta.

Resultado de imagem para fita par pintor protegendo o rodapé

 

4 – Preparar a superfície:

Se as paredes estão em bom estado pode-se pintar diretamente; se as camadas de tinta de anos anteriores levantam-se com facilidade ou estão enrugadas, será preciso removê-las. Com a ajuda de uma espátula, retira-se a tinta da parede que sai facilmente, e depois se nivela com uma lixa fina. Se houver fendas ou rachaduras, você deverá cobrir com massa corrida; aplique-a uniformemente com uma espátula, deixe secar e lixe com uma lixa fina para parede até que a parede esteja lisa. Esfregue todas as áreas sujas com sabão suave e água. Enxaguar bem para remover resíduos.

Resultado de imagem para limpando parede

 

5 – Preparação da tinta:

Se você utilizar tinta de primeira qualidade, terá uma capacidade de cobertura excelente e com uma demão será suficiente. Também ganhará em tempo, pois uma boa tinta dura entre 5 e 8 anos em excelente estado. Antes de começar, você deve mexer a tinta com movimentos circulares e para cima, até que sua consistência seja homogênea. Escolha os dias frescos, secos e bem ventilados; evitar os dias úmidos ou chuvosos e os de muito calor. Se aplicar mais de uma demão de tinta, deixe secar entre uma e outra. 

 

Resultado de imagem para mexer a tinta para preparação

 

6 – Começar pela parte alta:

Sempre se começa pelo teto, porque se cair alguma gota de tinta nas paredes, esta será coberta ao pintar as paredes. A tinta dos tetos é aplicada com um rolo e uma extensão, para que seja suficientemente comprido e confortável para a pessoa que vai pintar.
Você também precisará de uma brocha normal para as sancas do teto e uma brocha arredondada com ponta para os cantos e ângulos. O primeiro passo é pintar com uma brocha os ângulos e as áreas mais próximas das paredes.
O segundo passo é a aplicação da tinta com o rolo. Verifique que não haja excesso de tinta; o rolo deverá estar escorrido e distribuir a tinta de maneira uniforme.

Resultado de imagem para pintura de teto com rolo extensor

 

7 – Continue com as paredes:

Você irá pintar as paredes da mesma forma que pintou o teto. Mas a aplicação da tinta com o rolo se realiza de cima para baixo para obter um acabamento por igual e perfeito.

Resultado de imagem para pintando parede com pincel

 

8 – Finalização:

Com o ambiente pronto vem a finalização. Você irá retirar todas as fitas e ver se não ficou nenhuma falha. Com a ajuda de um pincel, corrija-a. Limpe o material para guardar o que puder ser reaproveitado. Então, retire o restante da proteção e devolva seus móveis para o lugar original.

Boa sorte na sua pintura!!

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *