Como fazer uma parede lousa – Dicas de Pintura

Algum tempo atrás, falamos aqui sobre a parede lousa e mostramos vários projetos para você se inspirar. Hoje, você aprenderá a fazer o seu próprio projeto! Vamos explicar todos os processos e etapas para você pintar a sua parede lousa!
Pegue seu pincel e vamos começar.

 

PREPARAÇÃO

 

1. Limpe a superfície

  • Você sempre deve começar uma pintura com a superfície limpa. Limpe completamente a parede para remover qualquer teia de aranha, poeira ou detritos. A limpeza pode ser feita com um pano macio e levemente úmido. Use um sabão e água sem resíduos para limpar os pontos com acúmulo de sujeira, e deixe secar completamente antes de pintar. 

2. Protegendo o piso:

  • Defina o ambiente que vai ser pintado! Forre bem com lona, jornais e fita crepe, forre os cantos dos móveis, tetos e rodapés. Como a tinta é preta, fica mais difícil depois para limpá-la.

 

PINTURA: 

 

1.  Tinta:

  • O esmalte fosco foi feito para pintar madeiras e metais. Teoricamente, qualquer tinta esmalte fosca funciona bem para criar o efeito lousa, mas por conta do giz ser claro, opte pelas mais escuras.

3. Comece a Pintar:

  • Agora é hora de entrar na parte divertida do projeto! Coloque um pouco de tinta na bandeja. A tinta é super fácil de aplicar, basta diluir 10% em aguarrás. Mexa com a espátula para ficar uniforme e pegue o rolo de espuma. Passe o rolo grande na tinta e comece a pintar no sentido vertical. Use o cabo (pode até ser de vassoura) como suporte para alcançar os lugares mais altos da parede. O pincel de cerdas macias ou o rolo de espuma menor servem para pintar cantinhos perto de móveis.

4. Segunda demão:

  • Terminada a primeira demão, espere secar por 8 horas para aplicar a segunda mas consulte as instruções do fabricante para um horário recomendado. Certifique-se de que  o ambiente esteja com bastante fluxo de ar para maximizar sua capacidade de secagem. 

4. Mais demãos:

  • Conforme você for dando as demãos, algumas “manchas” podem aparecer na parede. Isso é normal e vai depender muito de cada local. Por isso, a parede deve levar de 3 a 4 demãos para ter um efeito uniforme de lousa. 


5. Limpeza:

  • Depois de dar todas as demãos e a parede ter ficado uniforme, tire os jornais, a fita crepe e a lona e dê o acabamento final com o pincel de cerdas nos rodapés, cantinhos e outros lugares que precisam de retoque. 

6. Hora do teste:

  • Agora é só alegria! Compre giz coloridos para escrever e desenhar na sua nova parede! Para quem tem alergia ao pó do giz, saiba que existe canetas de giz e giz antialérgico como opção.

Boa pintura!! E se precisar de um profissional – Solicite um orçamento de pintura!

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *