Aprenda como usar os acabamentos de tintas: brilhante, fosca e acetinada.

Uma das dúvidas mais pertinentes quando se trata de pintura de casa é qual acabamento de tinta usar! Sempre surge a pergunta: “acabamento brilhante, fosco ou acetinado?” e é comum não saber a diferença entre um e outro, não é? Por isso hoje vamos explicar e exemplificar para você as diferenças.

A tinta Semi-brilho tem um efeito mais chamativo por ser a tinta mais brilhosa. Ela se torna muito interessante para quem quer que a parede reflita mais luzes. Sua principal vantagem é a limpeza, basta um pano úmido e detergente neutro para que ela fique limpinha.

Outra vantagem da tinta Semi-brilho é que ela é resistente a algas e mofo por ser mais impermeável, porém o ideal é usa-la quando a parede estiver bem lisa, pois ela ressalta as imperfeições.

O brilho final – aquele acabamento que chama a atenção de todos, depende de quantas demãos forem aplicadas, ou seja, quanto mais demãos, mais brilho.

tinta brilhante.

 

tinta fosca é mais opaca e absorvente, é a mais comum nas tintas acrílicas e látex.
Por ter um aspecto mais aveludado acaba manchando com mais facilidade, porém é uma tinta que disfarça muito bem qualquer imperfeição parede, deixando qualquer defeito praticamente imperceptível. Se você quer pintar a sua parede com uma cor mais escura escolha a tinta fosca sem pensar duas vezes!  

tinta fosca

 

tinta acetinada é como se fosse uma intermediária entre a fosca e a brilhante. Essa é uma ótima escolha para quem não quer a parede tão brilhante nem sem brilho algum. Ela tem o brilho mais discreto, acaba ressaltando as imperfeições também, porém menos que a semi-brilho e é mais fácil de limpar do que a fosca. Se você tem dúvida entre qual tipo de acabamento usar, aposte na acetinada!

tinta acetinada

 

Quer pintar seu apartamento?  Solicite um orçamento de pintura! 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *